domingo, 14 de outubro de 2012

Já recomeçou a catequese paroquial

O Papa João Paulo II diz-nos  que a Catequese é uma "tarefa verdadeiramente primordial da missão da Igreja. Que ela é convidada a consagrar à catequese os seus melhores recursos de pessoal e de energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de organizar melhor e de formar para a mesma, pessoas qualificadas". (CATECHESI TRADENDAE, 15)

No último sábado, pelas 15 horas, recomeçou a catequese 2012/2013.
Seguiu-se  aquilo que havia sido deliberado na Reunião Geral de Catequistas, com ligeiríssimas e necessárias alterações.
Bom, bom foi rever os catequizandos, acolher filhos, pais e catequistas.
Num tempo em que no interior se verifica um crescente deserto de crianças, nós, felizmente, continuamos a ter muitas - cerca de três centenas e meia. A comunidade tem que ser digna deste belíssimo jardim e investir nestes corações primaveris para que as tempestades da vida os não destruam.
Após a Eucaristia, em que foram "empossadas" 4 novas acólitas que durante um ano se haviam preparado para este serviço, teve lugar o esclarecimento aos pais:
- Foram convidados a frequentar a Escola Cristã de Adultos, serviço que a Paróquia põe à sua disposição para melhor poderem desempenhar o seu múnus de primeiros e principais educadores cristãos de seus filhos.
- Tomaram conhecimento dos catequistas dos seus filhos.
- Foram esclarecidos sobre as orientações da catequese e sobre o funcionamento do Centro Paroquial.
- Foram-lhes comunicadas algumas alterações que já este ano ou no próximo se vão verificar.
-  Foi-lhes pedida a melhor colaboração com a catequese paroquial, e sugeridas algumas formas de intervenção.
- Pediu-se-lhes que fizessem da Eucaristia a parte essencial da catequese, primeiro pelo seu próprio exemplo, depois pela palavra oportuna.
- Falou-se-lhes das atividades da catequese.

Seguidamente, cada grupo foi chamado  junto do altar-mor, acolhido pelo pároco que dedicou a cada um uma palavra específica e o entreguou aos catequistas que o conduziram ao Centro Paroquial onde tomou contacto com a sua sala e tive o primeiro encontro com os respectivos catequistas.
Houve ainda espaço para o pároco, a coordenadora da Catequese, D. Alda, e os catequistas acolherem os pais que quiseram tratar de questões específicas.

Este Ano da Fé é um tempo de graça para caminharmos melhor, mais unidos, mais determinados e mais convictos ao encontro de Cristo. Só ELE tem o segredo da felicidade.
Força, CATEQUESE PAROQUIAL! Que o Bom Pastor te conduza e possas chegar, alegre e feliz, pertinho de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.