quarta-feira, 3 de outubro de 2012

"Que poderei fazer eu pelas missões?"

O mês de Outubro é desde há muitos anos dedicado às missões, porque nele se celebra a Jornada Missionária Mundial. Este ano, a celebração coincide com o 50º aniversário do Decreto conciliar "Ad gentes" sobre a actividade missionária da Igreja e a Mensagem do Papa aborda quatro elementos principais:
A prioridade de evangelizar, a eclesiologia missionária, a fé e seu anúncio, e a caridade no anunciar.
Nessa mensagem o Santo Padre escreve que é preciso dar prioridade à evangelização e sublinha que "todos os componentes do grande mosaico da Igreja devem sentir-se fortemente questionados pelo mandamento do Senhor de pregar o Evangelho, a fim de que Cristo seja anunciado a todos".

Todos os católicos "se devem colocar sobre as pegadas do apóstolo Paulo, "prisioneiro de Cristo pelos pagãos" (Ef 3,1), que trabalhou, sofreu, lutou para disseminar o Evangelho em meio aos pagãos (cfr Ef 1,24-29), sem poupar energia, tempo e meios para fazer ser conhecida a Mensagem de Cristo.".
"Como São Paulo, devemo-nos ocupar dos afastados, daqueles que não conhecem ainda a Cristo e não experimentaram a paternidade de Deus, no conhecimento de que a ‘cooperação missionária deve alcançar hoje em dia novas formas, incluindo não só a ajuda económica, mas também a participação directa na evangelização".
Além disso, a Jornada Missionária Mundial coincide com a abertura do Ano da fé e o Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização, o qual "será uma ocasião perfeita para relançar a cooperação missionária, sobretudo nesta segunda dimensão".
E poderá perguntar algum dos nossos leitores: "Que poderei fazer eu pelas missões?"
E eu responderei que todos poderemos fazer alguma coisa, nem que seja só rezar pelos que partem ou ajudá-los com algum contributo monetário. Mas muitos de nós poderemos também ser missionários no nosso ambiente profissional ou de amizades. Santa Teresa do Menino Jesus nunca saiu para países ou regiões consideradas de Missão e, no entanto, a Igreja escolheu-a para Padroeira das Missões.

Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.